segunda-feira, 11 de maio de 2009

Sociedade Brasileira de Psicologia do Esporte, da Atividade Física e da Recreação

Este site contém livros, publicações, eventos e outras informações interessantes para quem quiser se informar melhor sobre a Psicologia do Esporte.
-

7 comentários:

  1. Parabéns, ótima relação de links.... até me versões de língua estrangeira... que chique???

    Será que fora do Brasil há maior representatividade e alcande da área???

    Abraço!!!

    ResponderExcluir
  2. Pois é, tem países como Cuba que estão um passo a nossa frente, mais o Brasil não está muito atrasado nesta área, só tem pouco divulgação. Existem muitos profissionais trabalhando com a psicologia do esporte.

    abraços!

    ResponderExcluir
  3. Ana Carolina e Alinejunho 15, 2009

    Pratica Educativa.
    Glossário do Livro: Os adolescentes.

    “Olá internautas, nós (Aline Rovigo e Ana Carolina Hoffmann da PSI 23) queremos através deste post apresentar pra vocês um glossário que nós elaboramos a partir da leitura do livro Adolescentes: nem adultos, nem crianças: seres a procura de uma identidade própria de Augusto Palmonari.Trouxemos ele para este blog onde o assunto é a Psicologia do Esporte, por ser essa faixa etária uma das mais interessadas pela área, auxiliado os leitores a visualizar a adolescência pelo ângulo da psicologia.
    No livro vocês podem encontrar informações sobre as mudanças físicas e psicológicas que ocorrem nas pessoas durante a adolescência, os desafios que os adolescentes enfrentam a formação da identidade própria, e o que é melhor: o autor traz vários pontos de vista sobre o que é a adolescência, para podermos pensar e discutir sobre isso. Durante o decorrer do livro podemos encontrar várias fontes de dados empíricos e ainda vários autores que também pesquisam e estudam a adolescência.
    Quanto ao glossário, ele é constituído de palavras e termos que nós não conhecíamos ou que tínhamos dúvida sobre o significado, espero que esse glossário possa ser útil pra vocês, da mesma forma que foi pra nós.
    Beijos, até a próxima."

    ResponderExcluir
  4. Ana Carolina e Alinejunho 15, 2009

    Palavras e Significados:

    Alteridade: estado ou condição do que é outro, do que é diferente. (ABL, 2009)

    Coetâneos: 1. Que vive ou viveu na mesma época de outro. 2.Que é da mesma idade do outro. (ABL, 2009)
    Hipotético dedutivo: Um método científico em que o investigador começa com um numero reduzido de fatos empíricos, na base dos quais deduz um certo número de postulados e hipóteses a provar. Se os postulado forem comprovados, converte-se em princípios e leis científicos. Newton usou método dedutivo para estabelecer o seu sistema de mecânica celeste. Clark Hull utilizou a técnica em sua teoria matemático-dedutiva da aprendizagem. (Cabral e Nick, 2003)

    Idiossincrático: Idiossincrasia, padrão de comportamento característico de um indivíduo ou grupo, especialmente quando reflete um modo de sentir e pensar suscetível e os distinguir de outros indivíduos ou grupo. (Cabral e Nick, 2003).

    Fala-se de idiossincrasia ou de comportamento idiossincrático para designar a aptidão dos indivíduos para organizar, por e para si mesmos, dados e fatos idêntico conforme suas disposições pessoais. A maioria dos erros individuais de linguagem, por exemplo, são devidos a comportamentos idiossincráticos. Alguns destes podem generalizar-se e vir a ser uma forma de língua familiar, antes de passar para um sistema de língua. (Daron e Parot, 1998)

    Input: 1. Insumo. 2. Dados que serão processados por um programa de computador; dados de entrada. (ABL, 2009)

    Intrapsíquico: Tudo que se origina ou ocorre no interior da mente, psique ou eu. Conflito intrapsíquico é aquele que se desencadeia entre dois impulsos ou motivos na mesma pessoa. Os conflitos endógenos, psicogênicos e autísticos são caracterizadamente intrapsiquicos . (Cabral e Nick, 2003)

    Introspecção: 1. Reflexão que alguém faz sobre o que passa em seu íntimo. 2. (Psican.) Método de observação psicológica da própria mente; autoanálise. (ABL, 2009)

    Longitudinal: Em psicologia do desenvolvimento, método que consiste em acompanhar, ao longo do tempo, os mesmos sujeitos.[...]O método longitudinal se impõe quando se procura identificar os efeitos de longo prazo de uma variável independente[...].(Daron e Parot, 1998)

    Menarca: É o termo que designa a primeira menstruação, ocorre por volta do 12 anos, com oscilações fisiológicas que vão dos 10 aos 16 anos. Para as meninas, a menarca é o indício emocional mais intenso da maturação púbere. (Palmonari, 2004(p.32)) [Sintetizado]
    Maturação: Aquele aspecto de processo de desenvolvimento para o qual contribuem os fatores inatos e hereditários que dotam o indivíduo com uma estrutura de personalidade potencial,propensa a manifestar-se à medida que ele cresce. (Cabral e Nick, 2003)

    Moratória: prorrogação ou adiantamento concedido pelo credor ao devedor do prazo fixado previamente para pagamento de uma dívida. (segundo Pan baseada em Contardo Calligaris) a moratória da adolescência é entendida como o período em que o adolescente precisa esperar para ser visto como adulto, quando na verdade seu corpo já passou pelas transformações necessárias para ingressar no mundo adulto. (ABL, 2009)

    ResponderExcluir
  5. Ana Carolina e Alinejunho 15, 2009

    [Continuação...]
    Motivação: Complexo de fatores intrínsecos e extrínsecos (instintos, necessidades, impulsos, apetências, homeostase, libido e outras variáveis intervenientes) que determinam a atividade persistente e dirigida para uma finalidade ou uma recompensa.Entre o fator variável e a finalidade(ou recompensa) situa-se o comportamento que a ela conduz e que adotará uma destas formas: comportamento pessoal (orgânico, emocional, sexual, compensatório) ou comportamento social (realização, filiação, aprendizagem). (Cabral e Nick, 2003)

    [...]O desenvolvimento da motivação envolve então: 1. A canalização das necessidades (aprendizagem); 2. A elaboração cognitiva (objetivos de projetos); 3. A motivação instrumental (meios e fins); e 4. A personalização (autonomia funcional). (Daron e Parot, 1998) [Sintetizado]

    Motricidade: Característica fundamental dos seres vivos do reino animal, que permite a exploração facilita a percepção do meio natural e por fim, garante os comportamentos necessários para a autonomia e a sobrevivência do sujeito.Baseia-se no emprego de sistemas contráveis , que mobilizam os elementos do esqueleto, fornecendo energia mecânica por degradação metabólica de substratos e por consumo de oxigênio.Uma unidade contrátil associa um motoneurônio a várias fibras musculares.[...] (Daron e Parot, 1998)

    Ontogênese: Origem e evolução de um organismo individual,até atingir o estado perfeito. (Cabral e Nick, 2003)

    [...] ontogênese designa o conjunto dos processos de desenvolvimento e de aquisição próprios de um indivíduo.Filogênese e Ontogênese não são independentes : as aquisições são individuais só são possíveis nos limites fixados pela espécie,e,inversamente, o processo de aquisição da espécie é midiatizado pelas aquisições individuais.[...] (Daron e Parot, 1998)


    Personalidade: São inúmeros os seus significados e a mudança deles depende do ponto abordado. 1. Organização dinâmica do indivíduo, daqueles sistemas psicofísicos que determinam o seu pensamento e comportamento característicos, a sua adaptação típica ao meio social. (G. Allport); 2. O que permite uma predição no que uma pessoa fará em dada situação (R.B. Cattell); 3. A continuidade de formas e forças funcionais que se manifestam através de sequências de processos organizados e comportamentos manifestos, do nascimento até a morte (Murray); 4. A organização de estruturas psicofísicas , relativamente estáveis , em virtude da qual uma pessoa age de determinada maneira e não de outra, tal como se inferiu do seu comportamento(R.S. Lazarus); 5. A organização única de características e tendências de estímulos e resposta do indivíduo, na medida em que elas estão dinamicamente envolvidas em situações sociais( sawrey e telford) 6. A integração do Id, Ego e Superego (Freud); 7 o estilo de vida do indivíduo ou a maneira característica de reagir aos problemas da vida, incluindo as metas vitais (Adler); [...](Cabral e Nick, 2003) [Sintetizado]

    Psicologia cognitiva: è o estudo da área da psicologia cujo o estudo se dirige ao processo de aquisição de conhecimento, e de tratamento de informação, tem como objetivo a resolução de problemas os mais recentes como a psicologia genética de Jean Piaget.O comportamento é produto de regras de funcionamento próprias do sujeito. (Daron e Parot, 1998) [Sintetizado]

    ResponderExcluir
  6. Ana Carolina e Alinejunho 15, 2009

    Puberdade: O período relativamente curto de mudanças fisiológicas durante o qual, os órgãos sexuais tornam-se maduros . Para as meninas, esse período não dura mais de seis meses, habitualmente, para os rapazes, pode durar dois anos ou mais.A puberdade fornece a base para a adolescência mas não é sinônimo.Os dois períodos iniciam-se aproximadamente ao mesmo tempo mas a adolescência dura cerca de 8 a 9 anos, em média.Quase todos os povos primitivos têm uma espécie ou outra de “ritos da puberdade”, cerimônias em que se dá público reconhecimento das mudanças fisiológicas que permitem a um jovem ritos, filtrados pela tradição cultural judeu-cristã, ainda estão presentes hoje em cerimônias religiosas como a primeira comunhão e o Bar Mitzvah. (Cabral e Nick, 2003)

    Sociocultural: relativo a aspectos sociais e culturais: panorama sociocultural. (ABL, 2009).

    Tendência secular:É um fenômeno que consiste no aumento nos padrões de peso e altura, assim como nos de aceleração no ritmo de desenvolvimento, tanto das crianças (sobretudo entre os 2 e 5 anos) como dos adolescentes, quando comparados com as padrões do século passado. (Palmonari, 2004 (p. 33))
    Tipicidade:[...] significa que diferentes membros de uma categoria natural representam-na subjetivamente mais ou menos bem[...].Atipicidade constitui uma variável que exerce influências sobre a quase totalidade das variáveis dependentes, que dizem respeito à linguagem e aos processos simbólicos[...].Quando um membro de uma categoria é claramente o melhor exemplar de uma categoria è chamado de protótipo[...]. (Daron e Parot, 1998)

    Vicissitudes: 1. Mudança de coisa que se sucedem, geralmente com algo mau, que não se pode prever nem evitar: Vicissitude de última hora me impediu de comparecer. 2. Revés: Estava tudo indo bem, mas uma vicissitude veio atrapalhar tudo. (ABL, 2009)

    ResponderExcluir
  7. Ana Carolina e Alinejunho 15, 2009

    Referências:

    Dicionário escolar da Língua portuguesa pela Academia Brasileira de Letras.2009

    Palmonari, Augusto.Os adolescentes.São Paulo: Paulinas, 2004.

    Calligaris, Contardo. A adolescência. São Paulo: Publifolha. 2000.

    Cabral,Álvaro ; Nick, Eva. Dicionário Técnico de Psicologia.São Paulo:Editora Cultrix . 13ª edição.2003.
    Doron, Roland; Parot, Françoise.Dicionário de Psicologia.São Paulo: Editora ática. 1998.
    Observação: Quando aparece [Sintetizado], significa que foi alterado pelas autoras do trabalho.


    (Obrigada por disponibilizar o Espaço)

    ResponderExcluir